De volta às fontes do evangelho.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Série: Expondo a escritura; Proposta da série

07:19 Posted by Unknown No comments

 "Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo." Referências: Sal. 19: 1-4; Rom. 1: 32, e 2: 1, e 1: 19-20, e 2: 14-15; I Cor. 1:21, e 2:13-14; Heb. 1:1-2; Luc. 1:3-4; Rom. 15:4; Mat. 4:4, 7, 10; Isa. 8: 20; I Tim. 3: I5; II Pedro 1: 19.

 Confissão de Fé de Westminster, capítulo I: Da Sagrada Escritura

   No mundo de hoje, com tantas correntes de interpretação, fica difícil perceber onde reside a verdade, principalmente por que os métodos de pregação da palavra de Deus, têm sido cada vez mais inclinados a se adequar as concepções humanas. E como não bastasse, muitos "aprisionam" a escritura a seus próprios objetivos, que na maioria das vezes culminam em realizações próprias. O objetivo dessa série é fazer a exposição do texto bíblico através do conhecimento da própria escritura, para que dessa forma tenhamos uma melhor ciência sobre o que fala a bíblia, tão fiel quanto nosso Deus nos permitir fazer. No entanto para começarmos a série, iremos falar um pouco sobre o que é a exposição bíblica.

     "Pregação é a união entre dois mundos; o texto antigo e o ouvinte contemporâneo". - John Stott. Segundo o conceito do Rev. Hernandes Dias Lopes, exposto na conferência da editora fiel em 2012, três coisas são necessárias para expor corretamente o texto bíblico; Ler, Explicar e Aplicar.
          
             Ler - É necessário ler o texto para conhecê-lo, absorver todo seu conteúdo, mergulhar de cabeça na passagem e gastar tempo meditando nela. É recomendável obter algum conhecimento quanto as línguas originais para compreensão do texto, tornando assim a exposição mais fiel ao que foi escrito, pois deve-se levar em consideração a gramática, as variações linguísticas, a cultura na qual o autor estava inserido, e uma série de outros fatores que podem influenciar o texto.

            Explicar - Após uma leitura árdua do texto, e uma análise profunda, o segundo passo é explicar o que foi encontrado no texto a ser exposto. Não adianta ler o texto, se no final das contas são experiências, conjecturas, e situações (mesmo que cotidianas) que se sobressairão no sermão ou texto. O papel do pregador é apenas expor o texto,  trazer a tona coisas que estão na própria passagem, pois a escritura sagrada mediante a operação do Santo Espírito de Deus é que vai produzir resultado. De nada vale apelar para métodos como, músicas de fundo, ou táticas psicológicas, pois só fará com que a exposição da bíblia fique cada vez mais pobre. 

                 Aplicar - Feito tudo isso, deve-se então fazer as cabidas aplicações do texto ao público, pois como porta-voz de Deus, é obrigação dos que pregam a palavra ensinar o povo a observar na escritura qual deve ser sua conduta e como devem reger suas vidas segundo o desejo do Senhor, e isso não poderá ser feito se a pregação ou apresentação de um texto for finalizada apenas com exemplificações que não se aplicam aos que estão ouvindo.

   Entendido isso, vale salientar que a pregação expositiva, não é um método em si, mas uma forma de abordagem, se valendo do pressuposto de que o pregador deve expor o texto bíblico explicando o que está contido no próprio texto. Outro ponto muito importante diante da exposição bíblica, é exibir quem é a autoridade por trás da pregação ou divulgação de um texto. Quando se usa experiências, ou outro tipo de coisa na exposição bíblica, rouba-se a autoridade do sermão para si, o que em momento algum é bom, pois toda autoridade deve ser centralizada e claramente apontada para a bíblia, pois dessa forma os que escutam podem ter a certeza de que é Deus quem está falando e com isso se voltar para um temor genuíno a Cristo pelo meio correto que é o conhecimento de sua palavra.
       
         Exemplo: Um pregador assume uma abordagem usando experiências, neste caso usaremos visões. Se ele usa essa situação para ampliar a excelência do sermão que está sendo pregado, o público poderá por suas expectativas  e projeções no mesmo tipo de vivência, e sabemos que isso não é uma regra de operação do Espírito Santo, com isso a probabilidade de frustrações entre outros problemas aumenta drasticamente. No entanto, se o palestrante, baseia seu sermão, em uma abordagem expositiva bíblica feita sob os pilares de uma leitura e análise intensa da escritura, fica nítido que a autoridade que confirma aquelas palavras é a palavra de Deus, que é infalível e perfeita. Dessa forma a possibilidade de que o ouvinte se frustre ou ponha esperanças em algo tão frágil quanto "experiências" é nula.

   Na série que iremos trabalhar, iremos fazer a exposição de vários texto bíblicos, visando a edificação do povo de Deus no tocante ao incentivo à busca por uma vivência baseada na palavra de Deus. Faremos a exposição de um texto por semana. Rogamos a Deus que permita que possamos ter êxito nesse trabalho, que visa reconhecer a escritura sagrada como palavra autoritativa, inerrante, infalível e perfeita revelação de Deus aos homens.

Paulo Ulisses
       

0 comentários:

Postar um comentário